Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Porsche Cayman S

O Cayman foi desenvolvido a partir do Boxster e por isso traz diversos componentes do conversível. Mas não se engane. O Cayman S está longe de ser um Boxster com capota fixa. Seu motor 3.4 gera 295 cavalos e representa uma evolução em relação ao 3.2 de 280 cavalos do Boxster S. Segundo a fábrica, seu bloco é novo e combina as medidas de deslocamento de pistões do motor 3.2 do Boxster (78 milímetros) com o diâmetro dos cilindros do 3.6 usado pelo 911 Carrera (96 milímetros). Os cabeçotes também vieram do 911, incluindo os comandos de válvulas com o sistema variável VarioCam Plus. Componentes como buchas de bancada e pistões são novos. Mas as bielas são as mesmas do Boxster, enquanto o virabrequim é importado do 911.



Para aumentar o torque, o Cayman S possui coletor de admissão variável, com dois dutos controlados por duas borboletas. Em baixas rotações, as duas borboletas permanecem fechadas. Nessa situação, as bancadas de cilindros recebem o ar de admissão de forma independente, como se fossem dois motores de três cilindros, com um único virabrequim, o que acarreta um ganho no torque já a 1500 rpm. A partir de 3500 rpm, uma borboleta (a do primeiro duto) abre passagem, aumentando o fluxo de ar de admissão na medida conveniente. A 4900 rpm ela se fecha, para a abertura da outra borboleta (do segundo duto), que induz a um efeito de sobrealimentação. Nessa hora, o motorista sente que as respostas do motor ficam mais rápidas. Basta um leve deslocamento do pedal para o ponteiro do velocímetro avançar com determinação no marcador. A mais de 5200 rpm as duas borboletas se abrem, proporcionando o máximo fluxo de admissão e despejando potência. Quem estiver atrás do volante terá à disposição um torque máximo de 34,6 mkgf, entregues entre 4400 a 6000 rpm. E a potência de 295 cavalos chega a 6250 rpm, próximo da faixa vermelha do conta-giros, que surge em 7300 rpm.





Texto :  Quatro Rodas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...